A Visita a Vinícola Acessível

Vinícola Salton

Sou daquelas pessoas que quando é para criticar, critico mesmo sem dó e piedade. Mas quando é para elogiar sei elogiar também, e creio que  na maioria das vezes o elogio é mais importante que a critica.
Como a gente critica aquelas pessoas que nos fazem perguntas sem noção, criticamos locais sem acessibilidade que pensam que cadeirante pode descer da cadeira de rodas e levar a cadeira no colo durante a escada e após sentar novamente na cadeira. Ou que tal se tele transportar por aquela porta estreita que mal um gordinho consegue passar.

Mas mudando de assunto, da água para o vinho literalmente, nesses últimos dias eu e minha noiva estávamos pesquisando algum passeio maneiro para fazer à dois. E se tratando de serra gaúcha logo vem duas coisas a cabeça, frio e vinho. Que tal então um passeio nas vinícolas??? Mas cadeirantes passeando em vinícolas?  Isso não vai funcionar...

Então pegamos o telefone e começamos a ligar, em várias para não dizer em quase todas das MAIORES vinícolas de Bento Gonçalves-RS. E como já era de se esperar 99% delas, não tem acessibilidade para um cadeirante fazer um passeio nela.  Isso quer dizer o que:

Cadeirante não pode gostar de vinho?

Cadeirante não tem o direito de passear em uma vinícola?

Sem falar que muitas delas, quando ficavam sabendo que o passeio era para cadeirante, mudavam totalmente o atendimento. Mas o post não é para falar disso, mas sim de quem se destacou e até na realidade me surpreendeu muito. Confesso, depois do que ouvi fui com o  pé atrás.

A Vinícola Salton o atendimento já foi diferenciado desde o momento do telefonema, onde a atendente, relatou que a vinícola disponibilizava até de cadeira de rodas para emprestar, caso o cadeirante não fosse trazer a cadeira junto ou fosse uma pessoa de idade que estivesse cansada de caminhar durante o passeio. A vinícola é totalmente acessível, desde a entrada até mesmo a parte da produção onde é fabricado o vinho, RAMPAS, ELEVADORES e BANHEIRO ACESSÍVEL.
Vinícola Salton Vinícola Salton
Vinícola Salton Vinícola Salton

O cadeirante aqui com sua cadeira de rodas, fez todo o passeio juntamente com o restante dos turistas, não fiquei restrito a nenhuma parte do passeio enoturistico por estar em uma cadeira de rodas. Por que 100% do passeio é acessível(adaptado). 
Para então não dizer 100%, uma escadinha eu tive que fazer uma volta para passar, mas confesso que até achei maneiro por que passei por uma parte da produção da fábrica que o restante do povo não passou. shauhahu
Vinícola Salton Vinícola Salton
Vinícola Salton

E os guias? Muito atenciosos, preocupados com a questão de acessibilidade, por que não estavam acostumados a receber um cadeirante. Normal! 
Mas o bacana, é que tratam cadeirante como cadeira, ou seja como uma pessoa normal sentada numa cadeira de rodas e não como um bebê de barba no rosto.

E o que isso me mostra? Que as outras vinícolas além de não querer um cadeirante fazendo um passeio por lá, também não tem condições de ter um cadeirante trabalhando nelas. Ao contrário da Salton, que fiquei até com vontade de ficar trabalhando por lá, com todos esses acessórios para facilitar minha vida e preocupação com o bem estar de um cadeirante.
Vinícola Salton Vinícola Salton
Vinícola Salton Vinícola Salton

Aqui gostaria de deixar meu muito obrigado a Vinícola Salton, por pensar que algum dia poderia receber a visita de um cadeirante que sempre apreciou seus vinhos. Por ter um atendimento muito atencioso e divertido com TODOS seus visitantes. 
E um muito obrigado também aos guias Fernanda e Thiago por toda atenção e ótimo trabalho.

Então se você é do Sul ou não, Cadeirante ou não, mas algum dia quer fazer um passeio enoturistico eu super recomendo a Vinícola Salton.


Acessibilidade em aeroportos
Dez praias no mundo muito acessíveis para cadeirantes 
Não Perca Clientes com a falta de Acessibilidade


Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas