Espaços necessários para mobilidades em cadeira de rodas


Ao elaborar um projeto deve ser considerada a projeção no piso de um módulo de referência de 80 cm por 1,20m para movimentação, aproximação, transferência e rotação. Recomenda-se a adoção de um módulo de 90 cm por 1,20m para atender as dimensões de cadeiras de rodas para obeso.

Área de rotação para cadeiras de rodas sem deslocamento:
• rotação de 90º - 1,20m
• rotação de 180º - 1,50m
• rotação de 360º - diâmetro de 1,50m

Área de aproximação deve ser garantida o posicionamento frontal ou lateral de referência em relação ao objeto que as pessoas em cadeira de roda necessite ou queira ter acesso. O parâmetro de acessibilidade é definida na Norma Brasileira ABNT+NBR9050/2004, pela distancia do alcance normal. As dimensões para o alcance frontal e lateral variam de 50 cm a 55 cm.

Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece as normas gerais e critérios básicos para a promoção de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
De acordo com a NBR 9050/2004 as rampas devem ser, levemente inclinada de 6% a 7%, para que desta formas as mesma não se tornem escorregadias, com pisos anti-derrapantes, firmes, regulares, contínuas e estáveis, com textura e cor diferente do ambiente. Os corrimões para apoio dos cadeirantes devem possuir altura de 0,92 m do piso. As portas devem possuir largura mínima de 80 cm, com comandos manuais de 80cm á 1,20m do piso.




Equipamentos eletrônicos, devem ser disponibilizados á portadores de deficiência para que o mesmo tenha mobilidade sem auxílio de terceiros. As dimensões mínimas devem ser:
• cabina: 0,90 m X 1,30 m
• percurso máximo: 12,00 m
• altura das botoeiras: 0,80 m a 1,20 m
• sinalização Braille junto aos botões
• sinalização sonora indicando parada da cabina
• além de atender aos demais itens da NBR12.892/93 e complementações da Resolução 010/CPA/SEHAB-G/03

Em sanitários, as medidas para mobilidade dos cadeirantes também devem obedecer a normas, com alturas adequadas de lavabos, bacias, chuveiros, com barras de apoio, abertura externa dos boxes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas