10 coisas que o mundo precisa aprender com os deficientes



O texto abaixo foi escrito pela colunista e cadeirante Tiffini Carlson da New Mobility Magazine
"Na vida podemos aprender lições com todas as pessoas, porém, pessoas com deficiência tendem a aprender muito mais. São lições que pessoas sem deficiência raramente chegam a experimentar e/ou compreender.
Ter uma deficiência é difícil, mas também é uma das "aulas" mais ricas que um ser humano pode ter na vida. Embora essa aprendizagem seja mais completa convivendo diretamente com uma deficiência, existem algumas dicas que são possíveis de serem repassadas.

1) É possível ser deficiente e feliz.

A maioria diz que prefere morrer do que viver com uma deficiência, o que me faz rir. Isso porque a maioria das pessoas sem deficiência não consegue se imaginar feliz sem ter um corpo perfeito. Mas a verdade é que o cérebro humano pode se adaptar muito bem a uma deficiência.

Eu pensei que nunca iria ser feliz novamente. Mas, alguns anos depois de ficar paralítica, eu voltei a ser feliz novamente. Encontrei a felicidade simplesmente por estar viva, através de familiares e amigos. Lógico que eu ainda gostaria de voltar a andar, mas a verdadeira felicidade reside em mim.

2) A importancia da paciência.

Quando você tem uma deficiência, a paciência que você precisa ter está em um nível muito elevado. Muitas vezes, temos que esperar mais tempo para fazer as coisas e com isso nos tornamos verdadeiros mestres da paciência. A paciência, aliás, tem me ajudado emocionalmente a superar as minhas incapacidades físicas em determinadas ocasiões.

3) Acidentes podem e vão acontecer.

Quando você ouve sobre pessoas que se tornam deficientes por meio de um acidente, você sempre acha que isso nunca vai acontecer com você, imagina que isso seja algo que acontece somente em filmes ou em programas de TV, algo totalmente fora da sua realidade. Mas a verdade é que os acidentes que causam deficiência acontecem todos os dias, e eles podem acontecer com você ou com alguém que você conheça. Pode acontecer com qualquer um, mas somente quando você já tem uma deficiência é que passa a ter conciência disso.

4) A deficiência pode acontecer com qualquer um.

Mesmo que não exista nenhuma deficiência congênita em sua família, o seu primeiro bebê pode ter paralisia cerebral, por exemplo. É chocante, de repente você se vê em um campo completamente novo e desconhecido. A sabedoria neste caso é nunca esquecer que todos nós somos seres imperfeitos fisicamente, ninguém está isento. Todos nós vamos morrer um dia, somos todos humanos.

5) Não se preocupe com as pequenas coisas.

Ter uma deficiência pode ser um pouco estressante. Cadeira de rodas quebrada, dificuldade para se fazer um seguro de saúde, cuidadores que deixam de te atender de repente... aprendemos desde cedo a não deixar que o nosso estresse fique muito alto. Somos confrontados com coisas loucas o tempo todo, por isso é importante aprender a priorizar o que realmente vale a pena para não ficarmos loucos. É por isso que tantos deficientes parecem "zen". Acabaram os ingressos do cinema? O restaurante tem uma espera de duas horas? Nada demais, sempre poderia ser pior.

6) Ser diferente é uma oportunidade.

A maioria das pessoas não gosta de ser diferente, em geral ninguém quer ser notado. No entanto, não é tão ruim quanto você pensa. Na verdade, quando você vive a vida como alguém diferente, você aprende imediatamente que isso pode ter seus momentos interessantes. Você começa a conhecer pessoas incríveis e a ter oportunidades especiais. 

7) Não precisa se encaixar.

Quando você tem uma deficiência, você praticamente tem um passe livre para ser quem você quiser. Você não precisa se encaixar na multidão para se sentir bem. Você pertence a si mesmo e esse sentimento é incrível.

8) Você não pode julgar uma pessoa por sua aparência.

Você ouve isso o tempo todo, não julgue um livro pela capa. Stephen Hawking, um homem em uma cadeira de rodas e que não pode sequer falar é uma das pessoas mais inteligentes do mundo. Você nunca sabe o que alguém com uma deficiência é capaz de fazer.

9) A vida é curta. Abrace tudo.

Ter uma deficiência também pode, infelizmente, tem um impacto na sua vida. O segredo é aproveitar cada dia como se fosse o último. Todos nós tentamos fazer isso de alguma maneira, mas muitos não conseguem. Pessoas com deficiência no entanto, aprendem a ver tudo por um lado diferente, passamos a apreciar os raios de sol e a natureza como nunca antes, por exemplo. Tudo por que sabemos o quão difícil a vida pode ser.

10) Fraqueza não é sempre uma coisa negativa.

Quando se vive com uma deficiência, você aprende a ficar bem com o recebimento de ajuda, e ao longo do tempo percebemos que na verdade todos precisam de ajuda de alguma forma, seja um deficiente, um atleta ou o presidente do Estados Unidos. É inevitável e faz parte da experiência humana.

Não há como fugir, ter uma deficiência é, certamente, uma enorme dificuldade na vida, mas as lições que tiramos por estarmos assim tornam a experiência de vida única. Ah! E ainda temos vagas reservadas no estacionamento."

O texto original, em inglês, pode ser lido aqui

Um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas